Nasceu em 1970, no município de Picos, Estado do Piauí. Reside em Teresina desde 1985.
O seu aprendizado musical e violonístico teve início em 1987 e se deu por conta própria, orientando-se basicamente por livros e gravações. Entre 1994 e 1997 participou de alguns workshops de violão em Brasília, São Paulo, Londrina e Porto Alegre.
É formado em Educação Artística pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Pós-Graduado em Docência Superior pela Faculdade de Ensino Superior do Piauí (FAESPI).
Já se apresentou nas principais cidades do Estado do Piauí e do Brasil e em cinco países da América Latina: Venezuela, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador e Honduras.
Em 2000 apresentou-se no Clube do Choro em Brasília e participou do projeto Balaio Brasil, no SESC Vila Mariana (São Paulo – SP). O seu concerto foi transmitido diversas vezes em rede nacional pela STV.
Já se apresentou ao lado dos violonistas Yamandu Costa, Turíbio Santos, Nonato Luiz, Marco Pereira, Guinga, Hélio Delmiro, Henrique Pinto, entre outros.
Gravou os seguintes CD’s: ESTAÇÃO DAS CORDAS (1996), PAISAGEM (1997), ÉTNICO (1998), ESTAÇÃO DAS CORDAS II (1999), ALÉM FRONTEIRA (2000), ESTAÇÃO DAS CORDAS 1 – 2ª EDIÇÃO (2000), ELEGIA (2001), ZÊNITE (2002), NASCENTE (2005) e ESTAÇÃO DAS CORDAS 3 (2008).
É autor dos livros: DOZE PEÇAS PARA VIOLÃO, TRÊS PEÇAS LATINO – AMERICANAS e TRÊS CANÇÕES PARA VIOLÃO (com músicas de sua autoria) e 10 CHOROS e SUITE SEXTA EM RÉ nº. 2 (com músicas de Nonato Luiz).
Em 2003, vai a Brasília para uma série de apresentações e para a gravação de um especial para a TV Senado.
É autor de cerca de 400 composições (músicas para violão solo, duos, trios, quartetos, concertos, sinfonias, etc., algumas delas gravadas em seus discos. É também o autor da melodia do Hino de Teresina, capital do Estado do Piauí.
Em 2004, juntamente com o prof. Cineas Santos, cria e coordena o Festival Nacional de Violão do Piauí, com cinco edições já realizadas.
Entre os anos de 2004 e 2006 atuou como professor temporário do Curso Técnico de Música do Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí (CEFET-PI) e do Curso de Educação Artística (área musical) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Em 2007 cria os projetos Musicalizando Através da Pratica Coletiva de Violão (projeto dirigido para estudantes de 5ª a 8ª series do ensino fundamental) e Violão na Escola (projeto criado com o propósito de atender alunos de todas as faixas etárias da periferia de Teresina. Atualmente os dois projetos estão funcionando, com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Teresina, em 35 escolas da rede municipal de educação de Teresina-PI. Atendendo no momento mais de 800 alunos. A partir de outubro próximo serão incorporadas aos projetos mais 23 escolas municipais, que totalizarão 58 escolas e num atendimento de aproximadamente 1300 alunos. Nesse mesmo ano realiza recital na Bravio, em Brasília-DF.
Em 2008 participa do VII Seminário Internacional de Violão Vital Medeiros, realiza uma turnê patrocinada pelo Banco do Nordeste, percorrendo as cidades de Fortaleza (CE), Sousa (PB), Pombal (PB) e Crato (CE). Nesse mesmo ano participara do projeto Talentos do Violão, promovido pelo centro cultural Dragão do Mar de Fortaleza (CE).
Em 2009 cria e coordena o Festival de Musica de Teresina, evento que dada a receptividade da primeira edição realizada em agosto passado, promete ser um dos grandes festivais de musica do país. Ainda em 2009 participa do projeto SESC Amazônia das Artes realizando concertos em Rio Branco (AC), Cuiabá (MT) e Macapá (AP).
Para mais detalhes, consulte a agendo de Erisvaldo Borges.
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007
Assinar:
Postagens (Atom)